top of page
Foto do escritorMCEA

Até que a vida morta nos separe…

Atualizado: 29 de ago. de 2019

Parte 3

«Felizmente alguém me compreende…Já não me sinto sozinho. Ou será que isso é mentira? Não passas de um mentiroso…Simpatizas comigo para destruíres o que possuo de belo…Estas asas negras nas minhas costas abrem-me o caminho…E tu não entendes, mas vou te fazer entender.»
 

Cerca de 11% da população portuguesa sofre de depressão de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. É um número altíssimo para uma população pequena, comparado com o resto da Europa. É provável que estejas entre esses 11%. Ou talvez não. Mas se te encontras dentro desse número, tenta procurar ajuda. 1/3 da população portuguesa que sofre de depressão não está a receber o tratamento que necessita.

Como também devem saber, a depressão leva ao suicídio. Os pensamentos suicidas chegam a ser tão fortes que é impossível de conter. Podemos pensar que já não vale a pena e que todo este sofrimento pode terminar. Mas isto não implica que seja a melhor saída. É a única que não nos permite voltar atrás ou corrigir. Em Portugal, 70% dos casos de suicídio estão ligados à depressão, tornando-se assim na maior causa de suicídios, o que mostra o impacto que esta doença tem. Mostra a importância que damos a quem sofre da mesma. É tão banalizada que chega ao ponto de sentirmos que ninguém nos vai levar a sério quando explicarmos o que sentimos.

É duas vezes mais provável que uma mulher seja diagnosticada com depressão do que um homem. Isto acontece devido ao stress acumulado, tanto num quanto no outro. Mas as mulheres sofrem com mudanças drásticas em certas alturas das suas vidas, mudanças estas que causam mudanças de humor repentinas, fazendo com que esta (depressão) gradualmente “cresça” dentro de si. Mas, estatisticamente, as mulheres acabam por mostrar mais facilidade em exprimir os seus sentimentos. E isso é algo excelente para quem sofre de depressão. Mas para os homens isto pode ser um problema. Os homens não tendem a mostrar os seus sentimentos com tanta regularidade, o que faz com que seja muito mais difícil perceber se um homem sofre ou não de depressão. Falar deste problema não mostra fraqueza, pois é uma doença. Não falarias com um médico se tivesses uma gripe? Afinal, qual o objetivo em esconder que se está com uma gripe? Não traz qualquer benefício e só irá piorar a tua condição. O mesmo se aplica à depressão. Não são apenas distúrbios de humor, é uma doença. Esconder só irá piorar a tua condição, tal como qualquer outra doença. E isto aplica-se tanto para homens como para mulheres. Esconder é como manter um vírus no sistema e deixá-los reproduzir aos poucos até serem demasiados para controlar.

 
«Não interessa no que crês Pois o tempo já passou: A Morte metade do trabalho fez; Consigo minha alma levou.»
1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quem sou eu?

Heart Beat

Comments


bottom of page