Parte 4
«As pessoas são apenas isso, pessoas. Que ser tão desprezável. Criatura repugnante. Sem qualquer propósito atravessam os caminhos deste mundo, sem qualquer tipo de objeção. Sem qualquer questão sobre como isto funciona. Sem uma verdadeira identidade. A verdade é tão difícil mas tão real, porque escondem tudo isso? Porque não pensam. Talvez porque o pensamento e a razão são, apenas e só, maldições.»
A depressão pode tomar vários caminhos. Não existe apenas 1 tipo. Existem um número variado que pode implicar de maneira diferente a vida de alguém. Vou dar-vos a conhecer uma parte deles:
Episódio Depressivo – É o tipo mais comum e típico de depressão. Se não for tratado, poderá propiciar episódios futuros. São sempre incapacitantes, com maior ou menor grau.
Perturbação Depressiva Recorrente – É dado este nome quando um episódio depressivo se repete. Quem sofre com P.D.R. pode experiênciar momentos depressivos durante semanas, meses ou até anos, intercalando estes com fases de humor normal.
Distimia – São sintomas mais ligeiros comparados com os exemplos anteriores. No entanto, a perturbação é persistente e prolonga-se durante muito mais tempo. Torna-se menos incapacitante devido à sua intensidade, no entanto, quem sofre de Distimia pode desenvolver P.D.R. futuramente.
Depressão Bipolar tipo I – É caracterizada pela alternância entre fases depressivas, fases de humor normal e fases “maníacas”. Nestas fases maníacas o indivíduo tende a possuir um humor extremamente eufórico que está associado a hiperatividade, inquietação e necessidade reduzida de sono. Esta mania afeta o raciocínio, o julgamento e os comportamentos sociais, causando assim uma incapacidade. Após estes momentos de mania, a pessoa afetada costuma desenvolver uma depressão.
Depressão Bipolar tipo II – Esta é muito mais semelhante a P.D.R. do que a uma Perturbação Bipolar tipo I. À primeira vista, estes indivíduos podem apresentar fases com humor triste. Isto é devido a uma síndrome que faz com que a pessoa afetava sofra de episódios depressivos repetitivos alternados com hipomania, um estado de euforia mais ligeiro que a mania que é facilmente confundido com um humor normal ou alegria.
Episódio Depressivo Psicótico – Estes episódios envolvem a visão e a audição de coisas irreais (alucinações) e/ou episódios de delírio. Episódios que envolvam o delírio requerem, quase sempre, que o indivíduo seja internado numa unidade psiquiátrica.
Depressão Atípica – É caracterizado por hipersensibilidade e mudanças de humor, apetite excessivo, dormir em excesso e pode envolver ataques de pânico. É ligeiro e pode ter uma natureza bipolar.
Como podem ver, a variedade é muita, o que implica que conhecerem-se a vocês mesmos é uma mais valia para que se possam conhecer e dar o passo certo para acabar com este problema. Cada um destes tipos representa um problema. E só vocês o podem resolver. Lidar com isto sozinho é perigoso e tentar procurar a compreensão das pessoas também, mas não é impossível. E o impossível é a única coisa que não deve acompanhar o teu progresso.
«Dores sem fim. Fio de ouro Escuro trago eu no casaco. O que resta daquele menino louro Dilacerado está, no eterno saco.»
Comments